sábado, 1 de maio de 2010

Ceres-GO; referência em saúde e qualidade de vida


Localizado no Vale do São Patrício, o município de Ceres vem, a cada dia, conquistando mais notoriedade dentro do cenário goiano. Com uma população acima de 19 mil habitantes seu ritmo de modernização é constante. Ceres se destaca pela sua organização urbana e um comércio ativo, que gera o desenvolvimento econômico e a criação de novos empregos.
A segurança registra índices baixos de ocorrências e o investimento na melhoria da qualidade de vida é uma das prioridades do município. Na educação, escolas de ensino fundamental, médio e superior, com três faculdades e uma unidade de formação profissional do Senac. O município é o pólo de atendimento médico hospitalar dos municípios que compõem o Vale do São Patrício e norte goiano, atingindo cerca de 60 municípios da região.
O sistema de saúde de Ceres conta com dez hospitais, seis Unidades Básicas de Saúde (PSF´s), uma unidade de atendimento do Samu, uma unidade de reabilitação, laboratório, centro cirúrgico, unidades de atendimento oftalmológico e odontológico, farmácia popular e um núcleo de vigilância e saúde.
Com quadro de profissionais capacitados e atendimento diferenciado, o sistema hospitalar marca uma das primeiras etapas da assistência em saúde de Ceres. Neste processo, são realizadas consultas médicas para diagnóstico de doenças, exames e encaminhamento a tratamentos especializados. Nestes setores, são oferecidos exames laboratoriais, raio-x, ultra-sonografia, diagnóstico e tratamento oftalmológico, dentário, internações e cirurgias. Atuantes na saúde preventiva as equipes dos PSF´s oferecem uma cobertura direta à comunidade, realizando visitas domiciliares.
Implantada em parceria com o Governo Federal, a Farmácia Popular, disponibiliza diretamente à população, medicamentos essenciais com preços de baixo custo. Inaugurada em maio de 2007, a Farmácia Popular de Ceres foi a primeira da região.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), atua nos serviços de atendimento aos portadores de necessidades especiais, cirurgias buco-maxilo, periodontia e edondontia, ainda com atenção e prevenção ao câncer bucal.
Fisioterapia, fonoaudióloga, audiometria, análise vocal e auditiva, atendimento psicológico, terapia ocupacional, ortopedia, medicina, enfermagem, odontologia e segurança do trabalho, equoterapia em parceira com o Instituto Federal Goiano de Ceres, assistência social, hidroterapia, hidroginástica, reeducação postural e ginástica laboral. Estes são os serviços oferecidos pelo Centro de Referência Regional e Reabilitação e o Cerest.
Atuantes na promoção do bem-estar, com ênfase nas ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de portadores de necessidades físicas ou psíquicas, o Centro de Reabilitação e o Cerest, tornaram-se uma referência neste segmento do centro-norte goiano.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), possui veículos equipados para o atendimento de vítimas e pacientes em toda região. Os serviços são solicitados diretamente na Central Operacional, pelo telefone 192. As equipes estão preparadas para atender às mais diversas situações. Correndo contra o tempo para salvar vidas.
A mais nova parceria entre os poderes Estaduais e Federais trarão, também para Ceres, mais um avanço para o serviço de saúde referencial. Em breve, com as novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a população de Ceres terá muito mais saúde e comodidade. A UPA vai oferecer vários benefícios 24 horas referentes ao diagnóstico, triagem e tratamento de saúde, consultas médicas em regime de pronto atendimento aos casos de menor gravidade, realização do primeiro atendimento e estabilização dos pacientes graves para que possam ser transferidos a serviços de maior porte, serviços médicos e de enfermagem além de raios-x, exames laboratoriais, eletrocardiograma e terapêutico e observação de pacientes por um período de até 24 horas para estabilização clínica, além de encaminhamentos para internações e apoio de Unidades Móveis de Atendimento, Samu 192.
Tudo isso em instalações modernas, com equipe médica competente e qualificada. Com a UPA, você ficará mais sossegado, nós cuidamos de você.

EM BREVE, ESTAREI POSTANDO O VIDEO REFERENTE A ESTE TEXTO AQUI NO BLOG.

Souza Filho
www.twitter/souzafilho50

3 comentários:

  1. Parabéns a todos os ceresinos que contribuíram para isto!

    http://www.seplan.go.gov.br/sepin/pub/rank/2009/ceres.pdf

    CERES – sinônimo de qualidade de vida

    O município de Ceres, mesmo não constando entre os mais competitivos, destaca-se com o
    melhor desempenho no indicador de Qualidade de Vida. Nas edições de 2007 e 2009 o
    município alcançou o melhor resultado, ficando na primeira posição.

    ResponderExcluir
  2. quero saber se os remédios para doença de parkson,o amantadina ,promipexsol , levodolpa carbidopa esta desponivel a população de baixa renda ou seja gratuito.qualquer um deste remedios se forem gratuitos mim avise que irei buscar sou portador da doença parkson a 4 anos.desde ja meu muito abrigada.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que, além de Raio-X e ultrassonografia, possui a Ressonância Magnética mais barata da região, até os limites do sul do Tocantins.

    ResponderExcluir