quinta-feira, 29 de abril de 2010

Contra fatos, não há argumentos

As eleições de 2010 em Goiás já apresentam sinais de turbulência. O que não traz nenhum tipo de novidade para ninguém. As CPI’s começaram a ser instauradas, denúncias são feitas, informações são apuradas e os estrondos de novas explosões já podem ser ouvidos. Os profissionais da comunicação procuram tomar lugares estratégicos, na tentativa de levar as notícias ao conhecimento público da maneira mais rápida possível. Porém, lamentavelmente, as informações não passam de articulações filtradas, parciais e completamente lavadas.

Alguns chegam ao extremo de noticiarem a volta de um salvador da Pátria que, em verdade, afundou como uma “surra” eleitoral em outros possíveis candidatos. Tomam o que criaram como uma certeza irrevogável, já oferecendo de bandeja a cadeira de Goiás, antes mesmo das urnas receberem a opinião dos eleitores.

Ontem, li nas páginas do DM um artigo que aponta para o tipo de ação que provavelmente encontraremos até outubro. No artigo em questão, é citada uma tal “pretensão” do secretário Jorcelino Braga de ser indicado candidato da Nova Frente ao governo. Acredito, porém, que Braga pode ser um nome forte, para ainda ser lançado. Ele próprio vem se colocando à disposição para, se for preciso, sair candidato. Mas disposição está longe de ser pretensão.

Convenhamos, o trabalho que Braga realizou e ainda vem realizando frente à Secretaria da Fazenda segue em cumprimento aos objetivos e realizações da administração do doutor Alcides Rodrigues.

E vale a pena lembrar que apesar de muitas críticas que tentaram e tentam diminuir os méritos do governador, todos que foram por aí bateram de frente na quantidade de serviços prestados por Alcides ao Estado e nas realizações sólidas que ele tem mostrado. A constatação disso, nos últimos tempos, foi mais do que suficiente para uma nova revoada das aves, na tentativa esdrúxula de iludir o povo e fazer este mesmo povo se rebelar contra a atual gestão. É que, para incomodados pelo governador, não importa como, mas o que é preciso é voltar ao poder a qualquer custo. Por que tanta ganância, só Deus sabe. Quer dizer, nós também, mas...

Assim é que de tempos em tempos novas rajadas contra o governador são efetuadas, todas sempre assinadas por alguns peões que deturpam nitidamente os fatos em prol da estratégia da destruição do adversário. Nesta listagem, acredito que o colega jornalista Alírio Afonso de Oliveira, autor do artigo, não se enquadra. A história que carrega é maior que isso. E a isso registro sinsero respeito.

Mas os argumentos do artigo, porém, são bastante conhecidos. Tortos e velhos conhecidos. Infelizmente, vêm sendo repetidos à exaustão na tentativa de macular a imagem daquele que vem ousando enfrentar o senhor das verdades absolutas, verdades no entanto que não resistem aos fatos. E eles são muitos. Mas isso fica para uma outra ocasião, se necessário.

Braga se dispôs a enfrentar a batalha de frente, a partir do momento em que ele e o governador passaram a ser brutalmente agredidos. E, homem de palavra e de atitude, não manda recado. Mostra números. Atém-se aos fatos. Afirmando não recuar na decisão de mostrar que realmente houve um déficit no Estado, por exemplo, e aguardando a oportunidade de um embate frontal com quem quer que seja, ele está pronto para o debate, seja em CPI, seja em um palanque – se assim for preciso, é o que diz. Seus inimigos, ao contrário, preferem o jogo sujo, baixo, a agressão familiar e a mentira mil vezes repetida. Porque não tem limites na vontade de voltar ao usufruto do poder.

Até quando vão culpar Braga pelos erros do senador Marconi Perillo? Até quando vão esconder que Marconi age nas sombras, manipulando atores e assinaturas, em vez de combater, como Braga, de frente? Até quando Marconi vai sustentar o discurso de que quer a paz se a única coisa que promove desde que o governador Alcides Rodrigues chegou ao poder é a guerra?

O senador cobra sempre a dívida da eleição de Alcides, no entanto não conta que fez de tudo para impedir o governador de ser candidato e muito menos mostra igual gratidão a Ronaldo Caiado, Lúcia Vânia, João Caixeta e ao próprio Alcides por sua eleição a governador, em 1998.

Braga incomoda aos marconistas por mostrar lealdade a Alcides, o que nunca entenderam porque nunca praticaram. Alcides incomoda ainda mais porque mostra compromisso com a população e não com um projeto de poder pelo poder.

Portanto, verdade seja dita. Nada mais que a verdade. A mentira repetida mil vezes não vira verdade. Não cola.

Elevemos o nível deste debate.

Ah, e que fique registrado: o presidente Lula, e a ministra Dilma, tem feito por Goiás o que o presidente do PSDB não fez. Eles, sim, cuidam da gente. Eles têm compromisso com nosso Estado. Alcides, claro, reconhece isso. Não é ingrato. Muito menos eleitoreiro. É verdadeiro.

Esse artigo foi publicado no site:
http://www.dmdigital.com.br/index.php?edicao=8153&contpag=1

Souza Filho
www.twitter.com/souzafilho50

Nenhum comentário:

Postar um comentário