quinta-feira, 29 de abril de 2010

Discurso do governador Alcides Rodrigues durante a solenidade de repasse de recursos para a cidade de Anápolis – 27.04.2010

Senhoras e Senhores, Sr. Prefeito,

Em tempos pretéritos nós já tivemos a oportunidade fazer outros convênios com a municipalidade de Anápolis. Foi assim com a Avenida Brasil. Todos se lembram que era uma antiga reivindicação do município a duplicação e a revitalização daquela via, importante via de acesso. E nós disponibilizamos recursos bastante significativos para a execução daquela obra, em parceria com a municipalidade, cabendo a parte do leão ao governo do estado. E fizemos, também, várias outras obras importantes naquele município, dentre elas pavimentação do DAIA, da região da Plataforma Logística, obras, neste caso, de quase 6 milhões de reais. Continuamos com esse intuito de fazer obras importantes. Terminamos a obra do Centro de Convivência da UEG, que ainda nem inauguramos. Fizemos outras parcerias importantes com o município.

Recentemente, estivemos também em Anápolis para a assinatura de um convênio da ordem de 100 milhões de reais com a prefeitura municipal. As senhoras e os senhores muitos, certamente, estavam lá naquela oportunidade. De forma que são convênios importantes de interesse do município. Município este que significa muito para Goiás, do ponto de vista econômico, do ponto de vista político, não só agora, mas ao longo da sua história.

Hoje estamos aqui assinando um outro convênio importante. Aliás, não é nem assinatura, porque já havia sido feito, senhor prefeito. E hoje nós estamos já liberando o recursos para a execução da obra, cuja licitação já foi feita pela municipalidade, a exemplo de outros municípios que já iniciaram também suas obras, grande parte do programa Paci – Programa Asfalto nas Cidades -, inclusive o prefeito de Turvelândia, que aqui está, também já fez a licitação. Com isso nós estaremos pavimentando toda a cidade de Turvelândia, além de outras obras importantes de moradias. Antes, Turvelândia era uma cidade praticamente isolada. Nós fizemos asfalto ligando outros municípios a Turvelândia, inclusive do Sudoeste, passando por rio Verde, Santa Helena, passando próximo a Maurilândia e chegando a Turvelândia. Fizemos de Turvelândia a Porteirão. Já inauguramos tudo isso e estamos agora pavimentando de Porteirão ao município de Edéia e de Porteirão também ao Distrito de Venda Seca, município de Goiatuba. Além da pavimentação da rodovia que vai também ligar Turvelândia à BR-060, interligando também à BR-452. Então é um município que recebeu vários benefícios do governo do Estado. E hoje está recebendo também aqui numerário para terminar toda a pavimentação daquele município, ao lado de outros prefeitos que aqui estão, que já assinamos convênios e estamos liberando recursos também.

De forma, senhor prefeito, que eu me sinto feliz em poder ajudar, fazendo uma parceria, somando esforços para que a nossa querida Anápolis continue crescendo e se desenvolvendo e seja sempre a nossa manchester goiana.

Eu fico feliz porque lá nós tivemos um terreno fértil para fazer estas parcerias, ao contrário de algumas pessoas que não reconhecem o grande esforço que nós estamos fazendo aqui no governo. Os senhores prefeitos sabem muito bem as dificuldades que estamos atravessando: falta de recursos, cobranças de toda parte por parte da municipalidade. Com razão está cobrando. Mas a verdade é que nem sempre os recursos disponíveis são suficientes para atender todas as demandas. Então, fazendo essas parcerias com o governo federal, governo do Estado e municípios as coisas acontecem com maior facilidade e com isso nós temos condição ampliar as obras que são necessárias para as municipalidades.

Então, os senhores tiveram suas dificuldades, estão tendo suas dificuldades. Nós também tivemos as nossas dificuldades. Déficit mensal de 100 milhões todos os meses. No final de 2008 nós zeramos, conseguimos zerar, com a reforma administrativa, a reforma fiscal, que alguns não entenderam ou não quiseram entender, porque certamente feriam alguns interesses. Mas a verdade é que ela foi feita e foi feita em boa hora. Com isso nós tivemos como acabar, eliminar esse déficit. E também começar a pagar os restos que tinham, Rstos a Pagar que o estado tinha e que somava mais de 1 bilhão de reais.

A verdade é que temos pouco ainda de Restos a Pagar, mas nós queremos chegar até o final do ano com essas contas equilibradas de Restos a Pagar que nós encontramos. E quero, se Deus quiser, entregar ao sucessor um estado sem nenhum centavo de Restos a Pagar, pela primeira vez na história do estado. É isso que nós estamos fazendo. E nós estamos fazendo com os pés no chão.

Não adianta, senhor prefeito, senhores prefeitos aqui presentes, senhor presidente da Câmara, a gente ... a vontade é muita de todos nós, mas não adianta, para querer agradar momentaneamente ficar autorizando a bel prazer, criando falsas expectativas, que por sua vez os senhores estarão repassando para outras pessoas essas expectativas. E, quando não acontece, todos ficam em maus lençóis, em saia justa, como se diz. E é por isso que eu tenho muita parcimônia em autorizar, em liberar. Quando o fazemos, os recursos já estão disponibilizados para tal finalidade. E assim é que deve ser. Não pode ser diferente. O homem público deve ter também a fé pública, como os órgãos específicos, como os cartórios, por exemplo, que têm fé pública. Então, o homem público tem de ter a fé pública. É por isso que nós nos esforçamos muito para que a palavra empenhada, para que aquilo que foi autorizado seja realmente feito e não deixando ninguém em situação difícil.

É nesse sentido que nós estamos correndo e muito. Nós temos tido muitos problemas, não só o governo federal, não só os municípios, mas o governo do estado, também, no que tange aos problemas jurídicos, aos problemas de ordem legal, à burocracia existente. Eu gosto de repetir isso, nós ficamos com mais de 70 milhões de reais para reforma de escolas quase dois anos e nós não tínhamos condição de aplicar esse recurso, porque nós não tínhamos as condições legais, de acordo com as exigências estabelecidas para fazer essas obras. Eu estou lá na cidade de Uruaçu com 58 milhões de reais em conta específica para a edificação de um hospital na região Norte há um ano, esperando a burocracia dizer sim para que eu possa iniciar aquela obra que eu fiz o compromisso e que os recursos estão disponibilizados e, lamentavelmente, estou tendo este problema da burocracia.

O presidente Lula tem sido muito feliz quando aborda esse assunto também, que a burocracia às vezes impede de fazer obras importantes de desenvolvimento, para alavancar o crescimento econômico e social em todo o país. Essa é a grande verdade. Mas nós estamos procurando, aqui com toda a equipe, para ultrapassar essas dificuldades e a gente poder levar esses benefícios aos municípios.

Acho que não tenho nada mais a dizer, a não ser agradecer. Agradecer primeiro à minha equipe, a toda minha equipe que tem nos ajudado muito a enfrentar dificuldades e conquistado muito para o estado de Goiás. Quero agradecer muito aos senhores prefeitos. Faço isso na pessoa do presidente da AGM, Abelardo Vaz. São nossos parceiros. Vereadores que são os anteparos de todas as demandas, aflições, anseios da municipalidade, que são os primeiros procurados, ao lado dos prefeitos, vice-prefeitos, secretários. A esses parceiros, o nosso reconhecimento e o nosso muito obrigado. E, em especial, à cidade de Anápolis, cidade em que eu convivi, cidade em que fiz muitos amigos, continuo tendo e ampliando essas amizades e que tem uma consideração muito grande de nossa parte.

Eu tive a felicidade de ser agraciado com o título de cidadania. Recebi este título, conservo ele com muito carinho, mas também com muita responsabilidade. Porque, afinal de contas, os legítimos representantes da municipalidade, que são os vereadores e aqui tem o Pedro Mariano que foi o autor, e aqueles que tiveram a oportunidade de apreciar também essa matéria e votaram favoravelmente, nosso muito obrigado. Essa responsabilidade vou carregar comigo para sempre. Anápolis estará para sempre no meu coração, porque foi uma época difícil que nós estivemos por lá, tive todo o amparo das instituições, da sociedade como um todo, dos políticos, das igrejas, clubes de serviço etc, de todas as associações. Então, meu muito obrigado a Anápolis. Fico feliz em ver aqui tantas pessoas daquela cidade presentes em um momento tão importante como este, onde ela está conquistando recursos para serem revertidos em prol da municipalidade anapolina.

Muito obrigado senhor prefeito, senhor vice-prefeito, senhor presidente da Câmara, demais prefeitos que aqui estão também. Enfim, muito obrigado a todos que contribuíram, o Sinomil, para que isso ocorresse. Ao ex-secretário Braga, que também sempre foi um leão. Primeiro, nas conquistas, correndo atrás, até pela sua própria função de chefe do Tesouro, toda equipe da Secretaria da Fazenda correndo junto ao governo federal para que nós pudéssemos ter recursos, alcançar aquilo que estávamos querendo junto ao governo federal. Agradeço muito, mais uma vez, ao governo do presidente Lula. Ele tem ajudado muito o nosso estado, tem ajudado muito o nosso país. Muito obrigado a todos pelas presenças e continuaremos fazendo outras solenidades como esta para apresentar convênios, principalmente nas cidades maiores, mas não esquecendo também as menores. Nós temos aqui Anápolis, que todos sabemos da sua força, temos municípios pequenos, novos, como o município de Turvelândia, também, mas todos são igualmente importantes. Então, só me resta agradecer. Quero dizer só mais uma coisinha. Nós temos já para ser inauguradas mais de 50 pontes. Estava agora com o presidente da Agetop. Estão prontas, fora aquelas que estão em licitação e outras que estão em execução, que chegarão a mais de 200 pontes. Nós construímos mais do que os últimos governos de pontes em regiões variadas do estado. Nós temos mais de 15 obras de saneamento importantes para serem inauguradas, prontas, aguardando agenda. Nós já temos rodovias para serem inauguradas, outras já foram, outras estarão sendo iniciadas, inclusive a de Gameleira até a cidade de Anápolis. Com ela, nós estaremos totalizando, obras que serão reiniciadas –e na maioria delas concluídas – um número de 52 obras de pavimentação rodoviárias nas diversas regiões do estado. Nós temos um programa d – aqui já dito pelo secretário Oton – que choveu não foi só aqui em Goiás, choveu no Brasil. As estradas dos municípios todas elas, praticamente, foram afetadas, as estaduais e também as federais. Mas nós já estamos com recursos para a sua total restauração. E nós temos mais de 200 escolas prontas para serem inauguradas. De forma que nós temos problema de agenda para inaugurar. Estou querendo, quem sabe, fazer um mutirão de inauguração aqui das escolas estaduais. Colocar fotografias de todas as escolas, quem sabe, na Praça Cívica, e fazer uma inauguração coletiva desta mais de 200 escolas que estão prontas e ainda não foram inauguradas.

Muito obrigado.


Assessoria de Comunicação da Governadoria

www.twitter.com/souzafilho50

Nenhum comentário:

Postar um comentário