terça-feira, 13 de março de 2012

As paredes tortas da Lei


Para falar a verdade eu concordo com esse lance de trocar o que não está bom. Todos nós sabemos que se um alicerce não for bem firme, não for sólido e bem feito, todas as paredes tendem a cair ou ficarem tortas. Futuramente, paredes e alicerces, não suportarão o peso da laje, madeiramento e telhado.

Pode até ser que haja algo errado na construção da minha casa aí de cima. Afinal de contas, não sou engenheiro, mestre de obras ou nenhum outro tipo de profissional da área de construção civil. Mesmo atentando pelo fato de poder estar errado, vejo que existem pessoas que erram mais do que eu.

O MP e o MPF, por exemplo, erram muito mais, do que um não profissional da construção civil, quando comenta sobre etapas de uma edificação. Vejo com tamanho cinismo escancarado as ações de certos graduados, destes confiáveis ministérios. Ações como as que realizam, seriam melhores avaliadas caso ocorressem em todos os anos.

Imaginem se o MP fiscalizasse sempre e não apenas em anos eleitorais. Por exemplo; o Parque Mutirama. Penso que se existem erros que foram detectados agora, caso estivesse havendo um acompanhamento por parte destes que mandam ir e voltar, fazer e desfazer, que liberam e impedem talvez o parque, teria sido concluído.

Qual seria então, de fato, os motivos de não atuarem anteriormente, na fiscalização do parque? O viaduto da Marginal Botafogo e outras obras? Nesse emaranhado de coisas “estranhas” que surgem a cada dia, as perguntas são freqüentes. E as minhas dúvidas, e assumo a responsabilidade por elas, também aumentam diante de ações que acredito que sejam “ensaiadas” depois de reuniões com “pessoas”.

1)      Sucessão para todos os municípios.
2)      Goiânia é a capital do estado.
3)      Esta é uma cadeira disputada.
4)      A guerra por aqui já começou.
5)      O prefeito Paulo Garcia terá que ter o couro grosso para levar muita pancada.
6)      Diante desta disputa, várias denuncias são feitas sobre a sua administração.
7)      Ministério Público, repentinamente, se torna “ativo”, sendo que erra quase inexistente antes.
8)      Obras que poderiam ter sido acompanhadas antes, são investigadas, embargadas e todo tipo de “adas” possíveis surgem.
9)      Cogita-se a hipótese de ações de especialistas militares para analisar obras.
10)   As obras, não são entregues no tempo calculado.

Engraçado não é mesmo? Não, não é engraçado. Vejo um total desrespeito por parte dos graduados. Deixam claro que se esmeram na política e não na transparência de suas ações. Está errado? Fiscalizem em tempo hábil, tomem suas providencias, mas respeitem os que esperam. A população. A prefeitura pode ter culpa sim, mas vejo que apenas ela responde pelas ações circenses que o MP promoveu, ou a mando ou a cumprimento de interesses de pessoas que querem ver esse circo pegar fogo.

É notório que todas essas ações, são articuladas e reguladas, para explodirem com a precisão de um detonador. Vejo a nova preocupação deles, afastar e demitir secretários. Com certeza, isso vai dar o que falar mesmo. Mas vem outra dúvida; irão pedir a cabeça apenas dos secretários municipais já que esta campanha é do governo contra o município e vise-versa, ou irão expandir os pedidos e fazerem o mesmo com o secretariado estadual? Henrique Arantes, se não está bom como alegaram, tem mais é que retira-lo do cargo sim. Mas em qual urna a população insatisfeita pode depositar o cupom, com os nomes dos seus algozes, para entrarem na lista de caça às bruxas que o MP, pensa que transparentemente, está promovendo? Qurem que todos acreditem que isto é a Lei e não a Política?

O alicerce está ruim? Derruba tudo e faz de novo. Mas vejo muito “graduado das Leis”, que não teria condições nem mesmo de estar batendo massa de cimento.

Um comentário:

  1. Sim, meu caro , a necessidade de orientações e ficalizações preventivas poderiam muito minimizar circunstância que tornam-se escândalos, entretanto, o que seriam das péssimas intenções e da ausência de carater dos que sabem e esperam para que os fatos tornem-se escândalos?
    Você ,ilustre Souza Filho, sempre faz análise imparciais e importantíssimas para que possammos com mesmas não nos tornarmos mais um ilustre leviano.
    Parabéns

    Marcus Fleury Jr. @ffoucault

    ResponderExcluir