quarta-feira, 14 de março de 2012

Um olhar sobre as previsões da política em 2012


É lógico que tudo se trata de marketing. A política só passou a ter tamanha voz, a partir do momento em que ela própria se profissionalizou. Ou seja, quanto mais profissional for a política, mais espaço ela ganha entre as rodas e as mentes dos que a discutem. O marketing tornou-se a chave de tudo.

Os próprios cargos eletivos públicos, tornaram-se um grande filão, em perspectivas de poder e gordo em salários para os que neles se assentam. Utilizam da “boa propaganda”, em um negócio que gera uma receita milionária a cada intervalo de quatro anos.

Neste meio de interesses, nem sempre transparentes ou coletivos, emergem, em muitos casos, pessoas não tão qualificadas para tais funções. Com isso, nessa corrida exagerada pelo vislumbre de poder, é que temos como conseqüências, fatos que colocam em saia justa, tanto políticos, eleitores, estados e municípios.

Então amigo leitor, digo que este que vos fala, aplicou com o título desse artigo, mais um golpe. Essa é a mais pura verdade. Você que está lendo essas linhas, neste momento, está sendo enganado. Apenas utilizei do marketing, apostando na sua curiosidade de saber sobre as “previsões da política em 2012”, para atrair sua atenção para as coisas que direi agora, mesmo sabendo que estas “visões”, incorrem na mais absoluta redundância.

Se for redundante, não são profecias, adivinhações, mágica, iluminações, unções ou qualquer outra coisa divina do tipo. Prefiro chamar de lógica. E é esta lógica que tentam, com o marketing, esconder a todo instante. Mesmo sabendo que nem todos cairão nessa verdadeira “bába-de-calango”.

Então, farei apontamentos e espero que dêem suas sugestões sobre alguma lógica que você enxerga e que eu talvez não tenha tido a mesma visão ou atentado para o mesmo fato. Então, promoveremos um artigo democrático. E a sua opinião e apontamento, serão importantes para mostrar que não somos tão cegos, quanto gostariam que fôssemos.  

A lógica, mediante os fatos, nos aponta as coisas que veremos diariamente até a abertura das urnas deste ano. Então tentarei, segundo meu ponto de vista, enumera-las.

Caso Mutirama
O caso sofrerá de excesso de morosidade para sua solução, uma vez que, tornou-se jargão essencial aos discursos oposicionistas ao prefeito. Com seu tempo de conclusão previsto para entrega esgotado, sofrerá críticas diárias, e será mantido como bandeira de campanha para pretensos sucessores. Será o “doce de leite” para aqueles que nunca se importaram com o espaço levantarem suas bandeiras, fingindo que se preocupam, com algo que nunca pararam, na verdade, para pensar.

Interdição da Marginal Botafogo
Repetiram o problema e exigirão explicações, pois buscarão mais reforços para desqualificarem a administração municipal em ano eleitoral. Não se importarão com a lisura do processo, mas sim, única e exclusivamente, com a liberação das vias para comodidade de circulação.

O prefeito
Ficará impedido de entregar suas obras, que eram intuito de seu antecessor, em tempo hábil. Continuará sendo atacado por suas atividades via redes sociais, e será decretado como o novo Judas da administração pública dos últimos tempos. Terá a imagem desgastada, e sua paciência também, pelas constantes alegações de improbidade. Mas que manterá um favoritismo, não velado, na opinião pública, para sua reeleição. Por isso vai apanhar tanto.

Governo 2006/2010
Alcides Rodrigues continuará sendo o “bode expiatório” da atual gestão. Mesmo não exercendo funções públicas, o ex-governador continuará sendo apontado como o algoz do Estado e seus cofres e acusado de atos ilícitos e indigestos, como desculpa para falta de desculpas da atual gestão.

Governo 2010/2014
Tentará encravar no Paço um correligionário, para ganhar mais espaço e consequentemente, mais votos de uma grande capital, para seu projeto individual, ainda que embrionário, de pretensões à disputa da presidência. Suas ações terão culpados que serão apontados, conforme solicitarem as demandas, por falta completa de argumentações lógicas e coerentes, quando solicitado a prestar explicações sobre os modelos “ingerentes” de administração.

Servidores públicos
Estes terão um nome a excomungar. Refarão as leituras sobre os mitos surgidos nas gestões de um Pmdbista, que era tido como seu inimigo número UM, durante muitos anos. Profissionais da segurança, educação e saúde, entre outros, esboçarão sua insatisfação em ondas crescentes de paralisações que jamais serão vistas como de direito ou legais. Sofrerão intervenções do MP para retomada dos trabalhos e continuarão tendo pouca voz para ecoarem suas exigências.

Ministério Público
Aproveitará o período eleitoral, para tentar mostrar lisura de seus trabalhos e transparência da Lei. Estarão em cima de qualquer tipo de coisa que exale um odor ruim. Fará uso exagerado dos holofotes, câmeras e microfones da mídia, para estarem sempre no foco das atenções. Teremos casos de descobertas de ligações graduadas entre jurídicos e políticos, que comprometerá investigações importantes. Mesmo que essas investigações sejam apenas teatrais.

Friboi
Será o político mais visado deste ano. Não por suas propostas ou projetos de desenvolvimento, mas sim, pelas arrobas graúdas que transporta. Será cotado, por qualquer partido, como um porquinho de ouro de bolsos abarrotados. Fará o papel do bom moço. Ouvirá a todos e liberará dinheiro aos que atenderem melhor, suas exigências e suprirem as expectativas de seus projetos individuais. Terá o MP no seu calcanhar o tempo todo. Revirarão sua vida pregressa e suas finanças. Colocará em xeque o nome de seu grupo empresarial e mesmo após tantas investigações, não será culpado ou penalizado por nenhuma delas por falta de provas.
Cachoeira
Será solto mesmo com a instauração de qualquer tipo de CPI. Sua inocência será aprovada, mediante o temor de se apontar a culpa de homens públicos e supostas participações em seus negócios tidos como ilícitos. Será beneficiado pela aprovação da liberação e legalização de jogos de azar, que tende a ter votação expressiva de grande parte de membros das bancadas, no intuito de amenizar o terror que seu nome promove atualmente.

Rubens Otoni
Passará muito tempo tentando explicar o significava o vídeo que foi apresentado constando sua presença. Qualquer resultado, fora do esperado de seus aliados em Anápolis, será atribuído a ele como culpa conseqüente de seu vídeo. A atenção oposicionista ao PT e PMDB se voltará aos seus atos como se sua cabeça fosse uma espécie de souvenir nesta disputa e para desfocar, politicamente, os rumos das investigações, sobre as atividade e ligações de Cachoeira, no meio político.  Tanto ele quando seu partido e aliados sofrerão as conseqüências negativas desta gravação, por muito tempo.

Demóstenes
Mesmo com o apoio expresso de todo Senado, que levou em conta, todas as suas atuações importantes na pasta, terá que dedicar muito tempo, para esclarecer as especulações e gravações que envolvem seu nome. Caso o DEM lance um candidato a prefeito em Goiânia, o rompimento com o PSDB será justificado por parte dos tucanos, como desvinculação de imagem ao senador, devido sua suposta ligação com Cachoeira e suas gravações e jamais com os interesses políticos da legenda. Terá que ter paciência e bons argumentos para convencer a opinião pública e restabelecer a seriedade de seu nome e sua história política.

Leonardo Vilela
Será sempre apontado como jovem e capacitado para assumir a prefeitura de Goiânia.  Sofrerá críticas ferrenhas sobre desconhecimento da realidade do município e terá uma expressão pífia durante a campanha, mesmo tendo a máquina estadual na sua retaguarda. Tende a não conseguir alavancar um segundo turno em 2012, ser abandonado pelos padrinhos poderosos durante a campanha e verá Paulo Garcia se reeleger com folga, caso isso se concretize.

Elias Vaz
Continuará traçando caminhos fazendo barulho sobre tudo que considerar que seja um erro alheio. Onde enxergar a possibilidade de se engrandecer com a fragilidade dos outros, lá ele estará. Usará bem a mídia. Amontoará quilos de papeis e alegará que cada um deles, possui provas importantíssimas para assegurar que este ou aquele, não é apto. Fará bom uso da expressão: “comer pelas beiradas”. Apesar de dizer que sua candidatura foi decidida perante aclamação de legenda, sabe que é uma chance de aproveitar ou não a oportunidade. Para não ficar de fora e fazer barulho, lança-se pré-candidato, mesmo sabendo que corre o risco de nem ser notado na disputa.

Fábio Sousa
Continuará inconformado por não ter sido o predileto do partido para disputar as eleições e terá que sorrir quando ouvir dizer que a legenda está unida em torno do nome de Leonardo ao cargo. Carrega junto com ele, o desapontamento de um número considerável da bancada evangélica, que apostava e trabalhavam pela sua candidatura.

Caso CELG
Continuará sendo um tiro no escuro. Os efeitos serão sentidos pelos consumidores e pelos prefeitos de Goiás. Mesmo assim, arrotarão aos quatro ventos, que a empresa foi salva. Que o governo é bom. Que Papai-Noel existe e duendes também.

Veículos de comunicação
Muitos serão passivos diante dos fatos e outros serão acusados de não terem recebido, caso veiculem algo, que não agrade a alguém. Novamente, comunicadores levantarão suas canetas, alegarão que não são pagos e que será tudo uma questão de opinião, e irão compor os mais líricos e ilícitos materiais, para continuar convencendo a todos, que estamos nos rumos do desenvolvimento.  

Malhas viárias, CCON e Aeroporto
Serão concluídos, teoricamente, após a estiagem do ano que vem.

Agora, terei o prazer de publicar a sua opinião, qualquer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário