quinta-feira, 29 de abril de 2010

Abelardo Vaz; O novo alvo político

O alvo da vez é Abelardo Vaz, prefeito de Inhumas, presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), e agora coordenador de campanha do pré-candidato republicano, Vanderlan Cardoso, na disputa eleitoral ao governo deste ano.

Abelardo tem se destacado em prol das intensas lutas desenvolvidas a frente da AGM, buscando os direitos dos municípios goianos. Com um trabalho compromissado que lhe rendeu elogios em todas as siglas partidárias que compõem a associação.

Mas então, por qual motivo, as especulações se voltam a Abelardo para que ele deixe a frente da entidade, para se dedicar apenas a seu mandato como prefeito e a coordenação da campanha de Vanderlan? A resposta é simples; Hipocrisia. Se conseguem derrubar Abelardo Vaz, acreditam que enfraquecerão a campanha de Vanderlan. Perante isto antecipo que muitas outras tentativas virão pela frente.

Quando se há uma guerra, a melhor tática é minar o inimigo não importando os métodos. Aparentemente, a campanha de Vanderlan Cardoso, vem se mostrando mais do que uma simples surpresa. Todos os dias, o republicano parece se consolidar, cada vez mais, em sua trajetória. Mas isso é um risco para aqueles que buscam motivos para atacar Vanderlan e seus parceiros? É claro! Seus adversários se mostram bastante preocupados com a candidatura do ex-prefeito de Senador Canedo. Esta preocupação se reverte em forma de apelações e especulações perante a tentativa de encontrar provas que desabone sua postulação.

Neste contexto é simples perceber que, qualquer um que esteja ligado ao candidato, irá incomodar muita gente. Com isso, opositores esperam que buscando “pontas” de qualquer pessoa ligada a Vanderlan, sirva como um rastilho de pólvora para explodir sua candidatura. Já que os mesmos, apesar das tentativas, não conseguiram encontrar nada que pudessem usar como arma contra o candidato.

Convenhamos, as incitações para que Abelardo deixe a AGM, partiram de partidários, que apóiam a campanha de um outro candidato. Isso não é nenhuma aberração. Acredito que eles estejam certos ao tentarem fazer isso. Afinal de contas, a guerra já começou. Porém, não acho coerente, fazerem isso de maneira desarticulada ou infundada. Isso acaba com a beleza das “táticas de guerra” que por eles mesmos foram impostas. Se querem enfraquecer a Nova Frente, eles deveriam, ao meu ver, era buscar ataques mais efetivos e que realmente gerem um dano considerável. Perder tempo, com observações óbvias e sem resultado, apenas desgasta o processo e não acrescenta nenhuma vantagem. Cheguei a comentar com um amigo jornalista, que caso Abelardo tenha que deixar a frente da AGM, por causa da campanha de Vanderlan, o mesmo deveria ser feito por prefeitos que apóiam seus candidatos. Se assim fosse, nem mesmo Lula poderia apoiar Dilma, já que ele é presidente do país.

Vanderlan, juntamente com Abelardo, evitaram que todos os municípios goianos fossem lesados por conta dos interesses de uma administração do município de Itumbiara. Isso favoreceu o coletivo e “quebrou as pernas” do individualismo. Essa ação agradou os outros municípios que compõem a AGM. Manteve-se o municipalismo acima de tudo com a preservação dos direitos de mais 245 cidades e não apenas de uma somente.

Ao vermos as observações que foram feitas com relação a Aberlardo, não fiquei surpreso que a maioria dos prefeitos que instigam sua saída, são partidários do PSDB. Talvez hoje, seja o partido mais incomodado com a candidatura de Vanderlan.

Dentro da associação, vários prefeitos admitem que Abelardo não tem utilizado das instalações e que não lança mão de seu posto para favorecer a candidatura de seu aliado. Ao contrário disto, continuam elogiando sua atuação, e mostrando-se satisfeitos com seu desempenho perante a AGM.

O PMDB também tem candidato majoritário. Porém, Paulo Cézar Martins, líder do PMDB na ALEGO, disse que nas suas bases, não ouviu reclamações com relação ao trabalho e tão pouco quanto a postura de Abelardo. Uma declaração como esta, de uma pessoa na posição que assume Paulo Cezar, deveria sim ter destaque e credibilidade, principalmente pela pessoa que é. Sua postura, em sua declaração, também é digna de louvor e respeito. Mas com certeza, não será tão divulgada quanto “outras coisas”.

Souza Filho
www.twitter.com/souzafilho50

Nenhum comentário:

Postar um comentário