segunda-feira, 16 de abril de 2012

Playground de idiotas



A cada dia que passa, fico mais impressionado com a quantidade de despreparo que as pessoas tendem a esconder, enquanto preferem bradar a paixão desenfreada pelo que consideram “salvadores”. Quando digo isso, tirando como exemplo, comportamentos patéticos oriundos de pessoas que isto é o máximo que conseguem fazer.

Campo minado. Este é o nome mais correto para intitular as redes neste momento. A cada passo que se dá, o risco de detonar uma dessas minas é gigantesco. Mas quais seriam essas minas e quais seriam seus agentes detonadores?

Nesta análise, identificar estes dois aspectos é muito fácil. Uma rápida olhada nos posts enviados percebe-se facilmente, os autores de tais atos se manifestando. Vivemos em convívio com pessoas, em espaço confinado, semi-prontas para explodirem. Lembrando que quanto menor este espaço, maior propulsão sua explosão terá.

As verdades individuais de cada grupo tentam se impor a qualquer custo. Sendo obrigatoriamente empurradas goela abaixo daquele que parece ser seu inimigo. É em meio a este cenário de caos, que nos deparamos com as mesmas caraminholas consecutivas. De maneira lasciva e infecciosa, membros de uma gangue começam a desenvolver uma série de patologias desgovernadas.

Quando digo patologias, comparo quase a uma nova listagem de doenças modernas. Alguns neste espaço, sofrem de esquizofrenia, síndrome do pânico, depressão e ansiedade dentre outras. Mas as mais comuns são as mais irritantes.

Pessoas de comportamento duvidoso, de posicionamento bestial, no sentido de mensuração de sua inteligência, sentem-se perseguidos. Isso mesmo! Juram que a perseguição é um outro fato decorrente da INVEJA que terceiros sentem deles. Acho meio ridículo isso. Toda essa paranóia revela o quão limitados são esses seres. Por coincidência ou não, são os mesmos seres que demonstram um comportamento radical pulsante.

Quando aponto esse radicalismo, aponto diretamente às ações de ataque direto que executam, aliados à dissimulação de choreiro quando a coisa vira para seu lado. Este tipo de demente torna-se um mascate de praça pública, esguelando aos prantos, uma perseguição que eles aceitam fazerem, mas que se recusam a receber os efeitos que retornam. Aí sim o mundo cai. São sempre vítimas e tomam essas atitudes, pois confiam de mais nas instituições que acreditam que darão apoio a eles, quando tudo feder.

Acusam uns aos outros de ódio, raiva e cólera. Estes são sentimentos latentes e existentes na rede. Mas são sentimentos destilados por todos os lados de maneira individual ou coletiva. Não aponte o dedo para raiva de alguém, sem ter condições de reconhecer a própria. 

São inconseqüentes e blasfêmicos. Não medem pudores para virgularem nomes santificados às suas ações injustificáveis e clamarem aos céus, proteção quanto aos seus INIMIGOS. Fico sem entender, quais os inimigos um louco poderia ter, além da conseqüência de seus próprios atos?

Sei que muitos irão torcer o nariz com esses apontamentos. Mas não vejo ninguém que tenha a fórmula correta para o uso do Twitter, por exemplo. Mas eis que de uma hora para outra, surge alguém, com um manual pronto desta ferramenta, pregando um evangelho de bom uso do mesmo, que ninguém sabe de onde aquilo surgiu. Tudo bem que até pode ser a mais nobre intenção de tentar moralizar as coisas. Mas o que não dá para engolir é o fato de serem as mesmas pessoas que promovem todo o cabaré do espaço, as mesmas que guardam as tábuas sagradas da moral e doutrina, para o uso pacífico. Mesmo assim, continuam acreditando que todos devem aceitar e acatar, silenciosamente, suas verdades como únicas.

Pressão existe por todos os lados. O que não existe são os corretos. Ilibados dentro de suas próprias condutas e entendimentos, agridem a todos e a todo instante. Perderam o senso do respeito mútuo.

No campo minado, as ordas saem enraivecidas mostrando os dentes, prontos para dilacerarem uns aos outros. Os valores são deixados de lado e os grupos fanáticos partem para as mais escancaradas formas de agressões mútuas.

Quem nunca se sentiu assim no meio de tudo isso? Muitas vezes sou acusado de coisas absurdas, pelo simples fato de não concordar com o brilho que mostram de um deus, ou com a obscuridade que tentam colocar deuses adversários sob elas.

Concluí então que, ou você pensa como querem ou você não é bom. O que você escreve não é bom. Que você é completamente incapaz de raciocinar por meios próprios. Você não pode ter opinião sem que seja pago por alguém. Com isso, você aprende que um é sempre correto e honesto e que os outros são sempre os culpados por todo tipo de desgraça que exista na face da terra e em especial, em Goiás.

Isso aumenta mais a tensão dos nervos dos que degladiam. Mas em meio a essa insanidade total, poucos perceberam uma coisa muito importante. Vejam ao redor de vocês e observem que os maiores pensadores do governo ou da oposição, não estão envolvidos nestas discussões. Os caras bons de caneta, não estão dentro deste campo de guerra, perdendo seu tempo, defendendo quem realmente banca seus intuitos financeiros, dignos de qualquer um que vende sua força de trabalho. O secretariado é um espectro que sonda vez ou outra, respirando o mesmo ar que mortais feridos nesta arena.

Por qual motivo? Pelo simples motivo, de que estes mais preparados sabem das tormentas existentes e das que virão. Enquanto eles se preservam, as castas mais baixas se matam orgulhosamente, acreditando que fazem isso por ideais nobres, em pleno estado de subserviência, jogando qualquer migalha de reputação, caso lhes sobre alguma, no lixo da opinião popular.

Observem isso. Os melhores jornalistas, os secretários ou os próprios mártires defendidos, não estão aqui, para aplaudirem as mais calorosas maneiras de fidelidade que alguns demonstram. Eles estão muito mais ocupados com coisas realmente importantes do que pararem para observar, se seus bichinhos da Tazmânia de estimação, têm carrapatos, pulgas, água ou ração na tigela.

Continuem se matando e julgando os que opinam, de maneira não remunerada, até conseguirem provar a capacidade que possuem, de medir o próprio nível de retardamento político que cultivam. Sejam defensores alienados ou opositores sem argumentos.

Mas por favor, não perturbem tanto os alheios, com suas alucinações de que alguém foi demitido por perseguição e não por conseqüência de seus próprios atos. Não tente usar apelos religiosos, na defesa de um caráter que você não possui. Não tente obrigar ninguém a fazer o que você acha certo ou pensar como você, apenas pelo fato que você acha que é o correto. E jamais acredite que todas as pessoas são incapazes de raciocinar por elas mesmas, sem receber nenhum beneficio por isso. Essas pessoas podem ser bem diferentes de você. E se você se identifica em alguma dessas linhas, tenha certeza que cada uma delas, foi escrita, com a mais certa convicção, que não importa o que você faça, mas jamais irá conseguir tirar de seus ombros, o peso do que puxou para si mesmo.

Matem-se, mutilem-se, destruam-se. Vai ser bom. As redes precisam mesmo desta faxina. Isso fará um bem grandioso, para que as pessoas possam ter de volta o direito de pensarem livremente, sem os riscos de serem patrulhados ou acusados de fazerem parte de alguma gangue. Ah, e isso serve também, para os de inteligência modesta, que apóiam atos insanos na esperança de receberem um abraço, enviado por um apresentador qualquer, em um programa esportivo qualquer. Sintam-se envergonhados pelos seus atos e aprendam se envergonhar pelos dos outros também. 

Um comentário: