quarta-feira, 11 de abril de 2012

A culpa é do Alcides

Estamos em 2012 e nosso governador está em seu terceiro mandato. Dados simples onde se acredita, que qualquer eleitor goiano, tenha conhecimento deles. É claro que seja possível que um ou outro não saiba. Mas esta é a realidade do estado. Eleito pela terceira vez, para assumir a cadeira verde de Goiás, o governador já deveria estar tirando de letra, os problemas que acometem este quinhão de terra.

Com a experiência que tem, acreditava-se que ele teria medidas ou precauções tomadas, para não enfrentar nenhum tipo de turbulência em seu atual mandato. Mas pelo visto, não se preparou o suficiente.

Cercado de seguidores dos mais variados tipos, a imagem do governo vem se desgastando. Mas o pior de tudo, é que grande parte deste desgaste, é provocado justamente por quem o defende.

Em uma ação direta, expediu uma nota, solicitando a mudança de uma movimentação criada, a partir de uma ação popular dos seus oponentes, para que a mesma fosse transferida de data. Não duvido que realmente fosse uma ação desenvolvida por seus admiradores. Sou testemunha disso. Mas cabe elogio à ação tomada, depois de diversos alertas, sobre o risco de duas partes, reunidas em um mesmo local em um mesmo horário. Sabiamente, ou ciente dos riscos que isso poderia oferecer à segurança de terceiros, Marconi fez sua solicitação, que pelo visto, foi atendida.

Sua administração não tem navegado por águas calmas, mas deixo registrado, o meu muito obrigado a esta ação digna de um homem público, detentor de tamanha experiência política como ele. Como já afirmei, até um relógio quebrado, consegue estar certo duas vezes por dia.

Mesmo assim, existem coisas que não consigo entender ainda. Diante aos problemas vivenciados por toda a população goiana, quanto por aqueles que compõem a administração do estado, estes homens e seguidores, cometem alguns erros primários. Mas em minha opinião, o maior erro é a omissão.

Com mais de 15 meses nesta atual gestão, não vi uma manifestação dos componentes do Palácio das Esmeraldas, admitirem uma falha. Para todo e qualquer problema, a resposta é única; foram os “fulanos”.

Coube aos antecessores de Perillo, a responsabilidade de todas as mazelas da atualidade. Tornaram-se uma espécie de “lenda” dos problemas atuais. Todos são como Judas, que a todo instante de crise, precisam ser malhados, queimado, esquartejados...

Esse pequeno detalhe ficou mais evidenciado no decorrer, da tão falada, Monte Carlo. Ou seja, todo problema, que foi cogitado neste ano de 2012, não é admitido pelos detentores de cargos.

Problemas na educação. Culpa do governo anterior.
Problemas na saúde. Culpa do governo anterior.
Problemas no transporte coletivo. Culpa do governo anterior.
Problemas estruturais. Culpa do governo anterior.
Problemas financeiros. Culpa do governo anterior.
Problemas com a malha viária. Culpa do governo anterior.
Carlinhos Cachoeira. Culpa do governo anterior.
Demóstenes Torres. Culpa do governo anterior.
Farra dos Coronéis. Culpa do governo anterior.
Caiu uma ponte. Culpa do governo anterior.
Aumento de furtos, roubos e homicídios. Culpa do governo anterior.
Corrupção. Culpa do governo anterior.
Greve dos professores. Culpa do governo anterior.
Caso CELG. Culpa do governo anterior.
CCON. Culpa do governo anterior.
Buracão Olímpico. Culpa do governo anterior.


Pelo visto, essa sensação de ter alguém para poder colocar a culpa, gerou um sentimento de conformismo. Não duvido quando falam que o estado possuía problemas, quando o atual governo chegou. Mas passo a duvidar, da capacidade de se administrar esses problemas, por parte dos que lá estão.

Não se vê reparos ou soluções. Apenas se vê e se ouve desculpas. Nossos líderes aconchegaram-se a apontar seus indicadores para o passado, como se não tivessem soluções para o presente. Tudo que é bom está sendo guardado para o futuro que nunca chega. Não houveram grandes feitos até agora. Pelo visto, não houveram feitos. Não que pudessem ser vistos. É como se estivessem batendo cabeça, buscando uma entonação de voz diferente e uma nova gesticulação, para dizerem a mesma coisa: “Culpa do governo anterior”.

Será que não estaria na hora de tomarem outra providência? Providências de verdade e não apenas explicações e desculpas. Estão se preocupando com a oposição, mas não mostram trabalhos concretos. Melhor seria combater a oposição com feitos e não com um bando de malucos, que discursam nas redes sociais, sem perceberam que os freqüentadores destas redes, não mudarão suas opiniões. Não são eleitores comuns.

Será que não estaria na hora, do governante e seus secretariados, mostrarem o motivo pelo qual vieram? Será que não seria bom, que trabalhassem em prol do estado e não apenas pela política?

Pois se continuarem a colocar a culpa nos “antecessores”, pode ser possível que os eleitores, passem a questionar, a competência de seus governantes. Afinal de contas, estamos em 2012 e ainda não acordaram para isso. Se este mandato é marcado pela ausência de culpa, então ele não pode ser considerado responsável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário